CASACOR RIO 2022
A CASACOR é uma mostra idealizada por Yolanda Figueiredo e Angélica Rueda, e surgiu com o intuito de ser um evento social, cultural e benemérito.
A nível cultural e social, pesquisas são feitas e temas genuinamente importantes entram no roteiro para serem explorados e transformados na arte da ambientação.
Em 2022 não poderia ser diferente
O evento que trouxe a 31ª edição, aconteceu na Residência Brando Barbosa, no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Dessa vez buscou evidenciar um assunto que, talvez, tenha tocado a todos de várias formas durante esses anos de pandemia em que vivemos. A preocupação com a forma em que moramos.
Analisando a temática “Infinito Particular”, que será a mesma em todas edições pelo Brasil nesse ano. Vimos que o projeto buscou dialogar sobre a importância do lar acervo de memórias. Ou seja, um porto seguro, em contato com a natureza e a tranquilidade.
A nível benemérito, não poderíamos esperar um resultado tão minucioso e espetacular quando envolvemos um elenco tão talentoso de profissionais com o melhor da arquitetura. Bem como da decoração de interiores, do design, da arte e do paisagismo. Foram 43 equipes para idealizar 45 ambientes culturais e contemporâneos.
Houve foco especial nos jardins e áreas externas que possuem um total de 12 mil m² cobertos por vegetação nativa da Mata Atlântica.
23 projetos executados na CasaCor
Entre eles o Pátio da Fonte Gafisa por Paola Ribeiro, Jardim do Chafariz por Ricardo Portilho, que fica de frente para a entrada principal da casa, ganhando ainda mais destaque com a intervenção paisagística, Paisagismo Migrante – um jardim tropical. Dessa forma, com a exuberância da Mata Atlântica e a volta das bromélias, por Catê Poli, Muito Além do Jardim por Anna Luiza Rothier que é um recanto a céu aberto. Ligeiramente protegido da chuva por ombrelones, e com espaço de sobra para encontros informais e descontraídos, e outros.
Entre as tendências desta edição, destacam-se os espaços de autocuidado que, antes voltados exclusivamente para a higienização, agora ganham a vocação de salas de banho para a descompressão e o relaxamento, como foi caso do ambiente projetado por Diego Raposo e Manuela Simas – SPA DECA. unindo bem-estar às memórias sensoriais com um espaço amplo conectado com a natureza.
Além disso, tivemos os ambientes integrados, como as salas de convívio multifuncionais, que se desdobram e ganham várias funções para atender ao dia-a-dia em um espaço reduzido. Como exemplo a Sala Tempo, por Dado Castello Branco, que concilia atividades em conjunto com o home office ou o Recanto, por Adriana Esteves que transforma o home office em um lugar de reflexão.
Outra tendência são os pequenos espaços e a construção sustentável, tão em alta, que houve uma mudança de estratégia da mostra, trazendo uma novidade nesta edição – A Vila Casa Cor – com estúdios que variam entre 28 m² e 80 m² ocupando parte dos jardins da casa com a proposta de moradia e espaços comerciais, com métodos construtivos rápidos, limpos e sustentáveis.
As construções podem ser desmontadas – o que de fato vai acontecer após a finalização do evento e remontadas com o mesmo formato em outro terreno. Como o projeto Studio Cubo, por Jorge Delmas.
Notamos que tudo gira em torno da inovação e, por isso, não podemos deixar de falar das obras de arte em realidade aumentada como no caso do projeto de Gisele Taranto Arquitetura – BamˈBo͞o Bar. Que criou um espaço e três momentos, presencial com um bar e uma área de convivência no jardim. Presencial-virtual, com obras de arte em realidade aumentada que surgem no bambuzal ao acionar QR Codes. E é virtual com uma galeria criada exclusivamente no Metaverso.
Assim como na edição passada, a CASACOR Rio de Janeiro 2022 foi híbrida: A mostra podia ser visitada tanto presencialmente quanto virtualmente, através dos Tour 3Ds, fotos e vídeos disponíveis no site e no canal do YouTube.
A sede da CASACOR Rio de Janeiro
A sede da CASACOR Rio de Janeiro em 2021 e 2022, o Palacete Brando Barbosa é vizinho do Jardim Botânico e foi construído em 1860. Como parte da antiga Chácara da Floresta pela família Faro, de importante cafeicultores.
Apartir da década de 1960, quando Jorge Brando Barbosa e a esposa Odaléa compraram, reformaram e ampliaram o imóvel original. Dessa forma, usando móveis, arcos, portais, quadros e esculturas garimpados em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil.
Por fim, muitos desses detalhes arquitetônicos foram restaurados para a CASACOR 2021 e junto de soluções modernas e tecnológicas. Criaram um mix de clássico e contemporâneo que permeou toda a mostra.
Doado em 2015, ainda em vida, por Odaléa Brando Barbosa ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, o palacete passará a abrigar, após a realização. Além do Instituto Brando Barbosa (IBB), um loca de encontros para os interessados em arte, cultura e educação.