Repor Palavra-Passe

Resultados da sua pesquisa
26 de abril de 2021

NFTs no mundo da Arte

NFTs: Certificados Tokens têm causado burburinho no mercado de arte e financeiro.

Mas afinal o que são NFT’s?

Inicialmente, de uma forma simplificada, um NFT atrelado a um item digital qualquer, uma imagem, foto, vídeo, música, mensagem, etc, faz desse item único perante o mundo. Dessa forma, gerando escassez em torno do item e abrindo espaço para que um mercado se instale. Envolvendo colecionadores e investidores interessados em investir dinheiro de verdade na aquisição de obras e ativos digitais.

NFTs e a fungibilidade

Itens que não são fungíveis são únicos e não podem ser trocados. Por exemplo no mundo da arte: tente vender às pessoas no Louvre uma pintura sua pela Mona Lisa. E você vai passar pela experiência da não fungibilidade.

Vale lembrar que os tokens NFTs podem estar atrelados a obras de todos os valores e tipos. Ou seja, não é algo exclusivo do mercado de alto luxo.

O QUE É UM TOKEN NÃO FUNGÍVEL

Um token não fungível (NFT) é um bem criptográfico que tem a capacidade de ser único e irrepetível. Graças à tecnologia blockchain, as propriedades de este tipo de token pode ser armazenado. E desta forma, é possível certificar tanto a originalidade do ativo quanto sua propriedade. Suas premissas estão definidas no chamado smart contract (contrato inteligente) que também abre a possibilidade de comercializá-lo.

A ideia dos NFT, com frequência chamados nifties, surgiu junto à tecnologia blockchain em 2014. Embora sua popularização não tenha acontecido até o surgimento da criptomoeda Ethereum, que incluía um sistema para a criação e armazenamento de tokens não fungíveis.

Fungibilidade do NFT

O que quer dizer não fungível? Imagine que você tem uma moda de um euro e a troca por outra moeda de um euro. Isso é um fato que não é importante pois todas elas têm o mesmo valor, ou seja, são fungíveis. A mesma coisa ocorre se você tiver comprado um token digital. Por exemplo, um bitcoin. A diferença com os tokens não fungíveis é que são únicos e que os smart contracts permitem identificá-los como tais.

NFTs no mundo da Arte

COMO FUNCIONAM OS NFTS TOKENS NÃO FUNGÍVEIS

As NFT têm quatro características principais: únicos, indivisíveis, transferíveis e com capacidade de comprovar sua escassez. Uma das chaves para certificar tais características e facilitar a interoperabilidade destes ativos em múltiplas plataformas são os diversos padrões existentes, sendo o mais utilizado o ERC-721, da Ethereum, e o ERC-1155 o mais recente.

Para criar um NFT, basta usar plataformas como OpenSea ou Mintable, onde o artista faz o upload do arquivo digital e cria um smart contract associado a ele. Nestas plataformas, aparecem listados os NFT e os possíveis compradores podem acessar os mesmos. Para comprar um NFT, é preciso ter uma conta com criptomoedas, especificamente Ethereum, a partir de onde se realiza uma transferência ao criador e em troca se transfere a propriedade.

Funciona para mais áreas?

Sendo assim você pode comprar NFTs de artistas locais, artistas que você deseja apoiar e assim você está contribuindo para a arte de uma forma geral.

E não é surpreendente que NFTs ligados a peças únicas de obras de arte entre outros itens de valor estão ganhando força.

Categoria: Economia
Compartilhar