Repor Palavra-Passe

Resultados da sua pesquisa
26 de janeiro de 2023

Marina Beira-Mar Norte de Florianópolis e seu Projeto Urbano

Marina Beira-Mar Norte de Florianópolis e seu Projeto Urbano: Aprovado em 2022 na Câmara de Vereadores de Florianópolis.

O projeto é assinado pela ARK7 Arquitetos e tem como objetivo resgatar a relação da Cidade com o Mar. Ampliar as opções de lazer na região de maior densidade demográfica da cidade. Para que dessa forma, possa gerar de empregos e oportunidades com os novos negócios a serem implantados, favorecer o desenvolvimento náutico do Município. Além disso, promover a integração de modais de transporte, como os futuros BRT e transporte marítimo, incrementar o turismo. Além de atender a demanda reprimida por este tipo de equipamento, que hoje não existe na cidade, fortalecer as atividades econômicas existentes no entorno. Como por exemplo, os estabelecimentos comerciais, educacionais, de hotelaria, serviços e gastronomia. Assim, aumentando a qualidade de vida de quem que ali reside e uma perspectiva de aumento da valorização dos imóveis que permeiam o entorno.

Saiba mais sobre Marina Beira-mar Norte de Florianópolis

A área contará com um parque urbano público, de convivência, com espaço para a realização de eventos. Ainda com estacionamento de veículos, quiosques, área de lazer e espaço para práticas esportivas que envolvam o mar.

Haverá a integração de modais, já que a parte de marina abrigará vagas molhadas destinadas ao uso público. Dessa forma, sendo uma parte designada a uma futura instalação de transporte náutico e na Avenida Beira Mar Norte estará em implantação o BRT (Bus Rapid Transit).

O projeto do Parque Urbano e Marina Beira-mar contempla marina pública e privada para embarcações de 40, 60 e 120 pés, espaço para pesca e caminhada, feira e academia ao ar livre. Ainda com lojas, restaurantes, quadras, parque para piquenique, escola de vela, pista de skate e patinação. Também junto, quadras poliesportivas, pistas de skate no padrão olímpico, raias para competição de remo, estrutura para pescadores. Além disso, espaço para contemplação do pôr do sol, espaço pet, playground, balanço gigante, restaurantes, quiosques e até beach clubes. 

O Projeto é de 2016, e a Prefeitura sancionou a liberação do espaço na Beira-mar norte que vai da Praça Portugal até a praça do Sesquicentenário, no ano de 2018.

“Não tenho dúvidas que as 2.100 famílias que estarão empregadas aqui lembrarão que um exército de pessoas se dedicou para transformar isso em realidade”, disse o prefeito Gean Loureiro.

Referências mundiais

Visitando empreendimentos semelhantes pelo mundo, o prefeito conheceu a marina de Auckland, na Nova Zelândia.

“Eles falavam que o impulsionamento econômico se dirigia a um raio de 45 km. Influenciava tudo no entorno. É imaginar que teremos um impulsionamento para toda cidade”, destacou Gean.

Na visão do secretário de Turismo, o empreendimento vai trazer uma nova cara para a cidade, além de empregos e impostos. Sobre a exploração comercial, destacou que é uma obra 100% privada, sem dinheiro público envolvido na construção e na gestão.

Categoria: Economia, Floripa
Compartilhar