Repor Palavra-Passe

Resultados da sua pesquisa
4 de agosto de 2023

CASACOR São Paulo 2023

A CASACOR São Paulo, o principal evento da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, foi sediada no Conjunto Nacional. Na edição 2023, a mostra apresentou projetos inovadores que fazem referência não apenas à pele do corpo. Mas também à pele da casa e do planeta, trazendo um tema instigante: “Corpo & Morada”. Dessa forma, vamos explorar detalhes, destaques, tendências, materiais, cores e as experiências da CASACOR São Paulo 2023.

O conceito de “Corpo & Morada” em destaque na CASACOR São Paulo

Os curadores da CASACOR São Paulo, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, com base em pesquisas de tendências, definiram o conceito do ano, sintetizado no tema “Corpo & Morada”. Esse conceito inspirou os artistas, arquitetos, designers de interiores e paisagistas convidados a criar instalações e ambientes que promovessem reflexões e experiências para os visitantes ao longo de todo o percurso da mostra.

Carlos Navero Arquitetura e Interiores – Hall do colecionador

Tendências CASACOR São Paulo 2023

01. Biofilia em evidência – conectando com a natureza

A tendência que está ganhando força é trazer a natureza para dentro de casa. Dessa forma, podemos adicionar frescor e vida aos ambientes utilizando plantas e flores. Além disso, é possível aproveitar ao máximo a luz natural, abrindo janelas amplas e usando cortinas leves. Ou seja, podemos incorporar materiais naturais, como pedra e madeira, para criar uma atmosfera acolhedora e serena.

Um dos temas em destaque na CASACOR São Paulo 2023 é a biofilia, que explora a conexão entre os seres humanos e a natureza. Portanto, em diversos ambientes, é possível encontrar projetos que abraçam a natureza como parte essencial da experiência. Dessa forma, destaca-se a instalação dos arquitetos peruanos Augusta Pastor e Santiago Roose, que propõem uma reflexão sobre um novo horizonte “plantopoceno” e “fitocêntrico”. Ou seja, essa abordagem coloca as plantas no centro do espaço habitado, resgatando a importância da vegetação em nossas vidas.

Augusta Pastor e Santiago Roose – Planeta Fitocêntrico
Bia Abreu Paisagismo – Jardim Reflexo da Alma
Carla Felippi – Casa em Mykonos
Catê Poli e João Jadão – Mirante Paulista

02. O encanto da cerâmica rústica

A beleza da cerâmica rústica reside em sua simplicidade e originalidade. Dessa forma, com padrões e texturas inspiradas na natureza, essa tendência cria uma atmosfera única e convida a conexão com elementos naturais. Bem como, a sua versatilidade permite que seja aplicada em diversos ambientes, do rústico ao contemporâneo, do interior ao exterior. É o revestimento do momento, com toque rupestre e artesanal à decoração. Ou seja, cria uma sensação de aconchego e pode ser combinada com elementos naturais, como plantas e madeira.

 Loft Celmar – Très Arquitetura
Suite Arquitetos – Casa Kraftizen Cosentino

03. Estampas maximalistas: personalidade e ousadia

Cores vibrantes e padrões ousados adicionam personalidade e vivacidade aos espaços. Ou seja, na CASACOR SP 2023 não poderia faltar essa tendência que se destaca, trazendo ousadia ao décor. Dessa forma, para adotá-la em casa, escolha almofadas, cortinas ou tapetes com estampas chamativas, equilibrando-as com cores neutras nas paredes e móveis. Porém, se você ama o maximalismo, não tenha medo de abusar: misture estampas, cores e peças de diversas origens.

Marcelo Salum – Morada do Samba
Luiz Otávio Debeus – Pied-à-Terre São Paulo
Paulo Azevedo – Speakeasy

04. Peças vintage: charme e nostalgia

As peças vintage trouxeram charme e nostalgia para diversos espaços da CASACOR SP 2023. Com histórias e memórias, esses itens agregam personalidade e autenticidade à decoração. Para incorporá-los em sua casa, basta garimpar móveis ou objetos antigos em brechós, ou lojas de antiguidades.

Érica Salguero Arquitetura – Espaço Solitude
Ricardo Caminada e Tota Penteado – Cabana Ri.To
Felipe de Almeida – Casa Memórias Essenciais

05. Revestimento de madeira: eterno clássico versátil

O revestimento de madeira é um clássico que nunca sai de moda. Dessa forma, presente em pisos, paredes e móveis, a madeira confere uma sensação de aconchego e calor aos ambientes. Para uma decoração atemporal, opte por tons terrosos ou acabamentos naturais, como o carvalho ou a nogueira.

Os brises de madeira são elementos arquitetônicos que não apenas adicionam charme e elegância, mas também permitem o controle da luminosidade, bem como, da temperatura. Em espaços assinados por profissionais como o arquiteto Bruno Moraes na CASACOR SP 2023.

Barbara Dundes Arquitetura – Casa Morada
Cacau Ribeiro Interiores – Minha morada, meu canto
Bruno Moraes – Cozinha Funcional
GDL Arquitetetura – Galeria Origami

06. Cama baixa com conforto

A cama baixa é mais uma das tendências presentes na CASACOR SP 2023. Com inspiração na decoração nipônica, esse tipo de móvel proporciona um ambiente de descanso tranquilo e minimalista. A proximidade com o chão, segundo os japoneses, ajuda a renovar a energia do corpo, proporcionando noites de sono mais confortáveis e relaxantes.

Léo Shehtman – Memórias
Figueiredo Fischer Arquitetos – Casa Lider

07. Design curvo

Os designs curvos, bem como os sofás cobertos com tecido bouclé, estão em destaque. Bem como, essa tendência se consolida no Brasil e também marcou presença na Semana de Design de Milão deste ano, sugerindo que veio para ficar.

Altera Arquitetura – Ninho & Aspargos
Brunete Fraccaroli Arquitetura & Interiores – O Reverso do Metaverso
Cristiane Pepe, Maria Clara Marback e Ecatherina Brasileiro – Ares da Terra
Gabriel Ramires, José Carrari Filho e Stephanie Ribeiro – KU’YA

08. Cores, para marcar identidade e unicidade

Na CASACOR São Paulo 2023, a autoralidade é tendência. Ou seja, as pessoas buscam elementos distintos que tornem suas casas únicas. Cores e pinturas desempenham esse papel, assim como objetos de viagem, itens familiares e memórias afetivas, que tornam os ambientes especiais. Ou seja, onde o ser é mais valorizado do que o ter.

Paola Ribeiro – Casa Essência Duratex
Ricardo Abreu – Casa Coral
Letícia Nannetti – Olhar Essencial
Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr
Studio Guilherme Torres – Percursus
Viganó Arquitetura – The – Bar Caracol
BC Arquitetos – Casa Magenta LG

O corpo memória: revisitando o passado

Outro destaque é a instalação que traz a saga de Lampião e Maria Bonita, revisitada no painel desenhado pela designer de superfície Jade Marangolo, em parceria com a arquiteta Gleuse Ferreira, bisneta do casal. Portanto, esse ambiente é uma forma de honrar a memória histórica do Brasil, conectando o passado com o presente.

Bisneta de Lampião e Maria Bonita, Gleuse Ferreira Arquitetura – Pelos Caminhos do Sertão.

O corpo onírico: a poética da luz

Representando o corpo onírico, a luz e suas poéticas são tema da instalação de um dos mais renomados light designers do país, o arquiteto Guinter Parschalk. Dessa forma, seu projeto explora a relação entre a iluminação e a criação de atmosferas mágicas e inspiradoras.

Guinter Parschalk – Studioix

O corpo ancestral: resgatando a história

A mostra também abrange o tema do corpo ancestral, evidenciado na instalação do artista Daniel Jorge. Dessa forma, ele mergulhou na arquitetura periférica e nos padrões geométricos africanos no Benin e na Nigéria. Ou seja, traduzindo sua vivência em uma escultura-monumento que resgata a história e a cultura desses povos.

Grandes nomes e parcerias marcantes na CASACOR São Paulo

A CASACOR São Paulo 2023 também celebra parcerias marcantes. Dessa forma, a Deca, Patrocinadora Master do evento há três décadas, apresenta o cartão BRB CASACOR em uma parceria inédita com o Banco BRB. Bem como, a mostra contou com a participação de renomados arquitetos, como Sig Bergamin, que retornou após três décadas. Pronta para celebrar a longeva sinergia com um ambiente que mostra a história das últimas três décadas do banheiro brasileiro.

CASACOR São Paulo 2023 é arte e sustentabilidade em evidência

Além da arquitetura e do design, a CASACOR São Paulo 2023 também se conecta com o universo das artes. Ou seja, pela primeira vez, teve sua própria Galeria de Arte. Dessa forma, apresenta instalações artísticas ao longo do trajeto, como murais, painéis, esculturas e luzes. Como resultado, enriquecendo a experiência dos visitantes.

Por fim, uma parte fundamental do DNA da CASACOR, a sustentabilidade continua sendo uma das maiores tendências do segmento. Dessa forma, o programa de gestão de resíduos da mostra alcançou a impressionante marca de 99,7% de reaproveitamento de resíduos, e a meta para este ano foi chegar a 100%. Além disso, a CASACOR São Paulo fez 100% de compensação para suas emissões de carbono, promovendo ações de impacto social e colaborando com organizações sociais voltadas para a promoção da diversidade humana.

Categoria: Decor, Luxury Blog
Compartilhar