CASACOR SP 2021
CASACOR SP 2021: O termo universo da casa nunca fez tanto sentido. Por conta de um longo período de isolamento, o conceito de morar bem sofreu grandes mudanças. Dessa forma, investir em casa tornou-se prioridade e o mercado está aquecido.
Neste contexto o consumidor de design e arquitetura está cada vez mais atento as tendências do setor. E atualmente, aguardava com entusiasmo a reabertura de CASACOR SP (que esteve fechada não passado por conta do período de isolamento).
A mostra voltou renovada. Em um ano marcado por mudanças, a CASACOR São Paulo volta a ser itinerante e acontece em um endereço inédito: após longa temporada no Jockey Club – onde permaneceu por 14 anos –, a maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas acontece no mais novo espaço de eventos multiuso da América Latina, anexo ao Arena Allianz Parque, o Parque Mirante.
Casa Cor é termômetro, especialmente a mostra paulista considerada a maior da América Latina.
Então vamos listar algumas tendências bem fortes:
✔️Linhas orgânicas . Pouco se viu linha reta na mostra, especialmente nos sofás;
✔️Tons terrosos . O terracota é o queridinho da temporada (beirando ao exagero);
✔️Materiais naturais;
✔️Achamentos opacos;
✔️Plantas desidratadas;
✔️Biofilia , o verde invadiu todos os ambientes da casa;
✔️O estilo industrial cedeu espaço a um mais natural e rústico com fortes referências de brasilidade.
✔️O artesanato nacional nunca esteve tão valorizado.
A Casa Original
A Casa Original promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro. A experiência proposta pela CASACOR São Paulo começa logo na entrada, onde o artista convidado, Felipe Morozini, apresenta uma instalação sinestésica e imersiva. Dessa forma, ele convida o visitante a entrar no universo de CASACOR, por meio de um grande túnel, no qual as moradas da natureza, como colmeias, ninhos de João de Barro, cupinzeiros, conchas de moluscos e casulos, representam a casa ancestral, dando início à grande viagem proposta pelo evento.
A instalação, chamada Uma Luz no Fim do Túnel, é 100% sustentável e feita com materiais reaproveitáveis ocupando toda a entrada, com grandes painéis de LED, que vão exibir projeções criadas pelo artista.
“Sempre tive o desejo de materializar a sensação coletiva da luz no fim do túnel e fazer a entrada da CASACOR São Paulo me trouxe essa oportunidade. A ideia é falar um pouco de esperança nesse momento adverso que vivemos, trazendo o exercício de olhar para trás, pensar no que já aconteceu. Além disso, quis celebrar os arquitetos da natureza, com um olhar que coloca o que é pequeno em proporções grandiosas. Quem visitar o espaço vai viver uma experiência única e muito pessoal, com as imagens, cheiros e sons que estamos preparando”, conta Morozini.